6 Principais Tendências No Marketing Digital Para 2019

As principais tendências no marketing digital para 2019 já estão ”batendo na porta”, uma vez que o ano de 2018 está chegando ao fim … o que significa ”revisar” as nossas estratégias e nos atentarmos para elas !!

As mídias sociais, os conteúdos de streaming e a facilidade de criar ou consumir conteúdo digital fizeram a internet ser o ”lugar” para estar.

As tendências e novidades no marketing digital surgem a todo o momento, pois essa é uma área dinâmica e em constante evolução… acompanhar a velocidade dessas mudanças é um desafio a ser perseguido !!

Saiba como se comunicar e se relacionar com a sua audiência (público) aplicando essas 6 principais tendências no Marketing Digital para 2019.

Boa Leitura!

1. MARKETING DE CONTEÚDO


Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo continua sendo um componente essencial do marketing digital, apesar de haver uma crescente ênfase na nuance no conteúdo.

O marketing de conteúdo não está limitado a escrever exaustivamente infográficos, post de blog, marketing de vídeo, podcasts, etc … ele requer um adequado planejamento e uma política orientada para a estratégia.

A qualidade do conteúdo sempre será o diferencial para o seu negócio e deve estar alinhada com a sua marca, garantindo credibilidade no mundo dos negócios … seja no seu Blog/Site, YouTube, Facebook, Instagram ou Mini Sites !!

Veja abaixo uma pequena lista de objetivos comuns que você pode querer considerar:

         Aumentar a visibilidade da sua marca.

         Obter mais clientes.

         Entrar em novos mercados.

         Fazer novas vendas para seus antigos clientes.

É importante ressaltar que uma análise preditiva do conteúdo vai ajudar você a entender as tendências do seu cliente, como ele se relaciona e suas preferências.

Marketing de Conteúdo sempre foi e continuará sendo uma das tendências no marketing digital para 2019 😉

 

2. E-MAIL MARKETING


Email Marketing

E-mail Marketing continua sendo um importante canal de comunicação e um dos métodos mais rentáveis ​​de marketing na internet.

É o processo de envio de mensagens para seus clientes anteriores ou atuais para incentivá-los a fazer negócios com você, e por sua vez, aprimorar sua relação ”comercial”.

Para executar uma campanha de e-mail efetiva e bem-sucedida, você precisa da informação certa para alcançar os resultados desejados.

O e-mail marketing pode ser categorizado e utilizado como ”e-mail autoresponder” e/ou ”e-mail broadcast”.

É uma combinação de automatização e personalização que faz com que o e-mail marketing seja um dos principais canais de vendas no marketing digital.

Quando você aciona o seu e-mail marketing personalizado para algo específico, como por exemplo um preço promocional ou um vídeo de demonstração, isso pode ser muito eficaz na sua estratégia de venda.

Uma vez que você utiliza o poder da persuasão juntamente com os gatilhos mentais apropriados para uma determinada estratégia/ação no seu e-mail marketing, o resultado será altamente satisfatório e tudo acontecerá de forma automática !!

E-mail Marketing sempre foi e continuará sendo uma das tendências no marketing digital para 2019 😉

 

3. VÍDEOS


Vídeos

Marketing de vídeo já está e vai continuar a ”governar” o mundo digital nos próximos anos e cerca de 80% do conteúdo online irá assumir a forma de representação visual.

A partir do ano que vem (2019) é esperado que uma pessoa passe mais tempo assistindo à conteúdos de vídeo online (170.6 minutos por dia) do que a própria TV (167.3 minutos por dia) … ainda bem né (eu particularmente só assisto filmes e séries na tv) 😉 !!

Os vídeos serão destaques no empreendedorismo digital uma vez que eles irão distribuir a mensagem de uma maneira mais intuitiva, eficaz e proporcionando uma relação de confiança entre você e o seu público.

O vídeo se tornou o ”menino de ouro” da comunicação, ele faz com que você se conecte com a sua audiência se posicionando como autoridade, transmitindo uma série de informações sobre o seu produto/serviço.

Os Webinários e as Lives (vídeos ao vivo) também fazem parte do marketing de vídeo, seja no YouTube, Facebook, Instagram ou até mesmo no WhatsApp para um atendimento mais personalizado !!

O vídeo também pode ser no improviso e em tempo real se for o caso através do seu celular, algo do tipo ”urgente” que você queira passar para o seu público, sem precisar de toda aparelhagem/iluminação e a edição.

Marketing de vídeo já é uma realidade e será uma das tendências no marketing digital para 2019 😉

 

4. INFLUENCIADOR DIGITAL


Influenciador Digital

Em um relatório realizado pela empresa americana Nielsen, mais de 90% das pessoas preferem comprar um produto com base em uma recomendação que tenha recebido.

Influenciador Digital ou Microinfluenciadores funciona como uma ”espécie” de autoridade que agrega valor para sua audiência.

Os leitores procuram cada vez mais por CONTEÚDO de qualidade e certamente será dessa maneira que você poderá se tornar um influenciador no marketing digital.

Já é comprovado que o influenciador no marketing digital gera 7x mais ROI (Retorno sobre Investimento) do que os tradicionais métodos de marketing 😮

Se você deseja se tornar um Influenciador Digital, saiba que não será ”da noite pro dia” que isso acontecerá … você vai precisar trabalhar muito, ser paciente, ter resiliência e agregar valor para o seu público !!

Veja abaixo 3 características que os influenciadores digitais possuem (minha opinião):

♦  Conteúdo de Qualidade (como já foi dito).

♦  Valores e Crenças.

♦  Autenticidade.

Influenciador Digital já é uma realidade e será uma das tendências no marketing digital para 2019 😉

 

5. REMARKETING


Remarketing

O Remarketing é uma técnica eficaz para segmentar clientes que visitaram o seu anúncio e que não compraram logo de ”primeira”.

Utilizando as técnicas de remarketing da maneira correta, o anúncio será mostrado para esse futuro lead toda vez que ele estiver navegando na web.

Isso vai fazer com que a pessoa seja persuadida à tomar uma decisão mais cedo ou mais tarde, aumentando assim a probabilidade do cliente fazer uma compra.

O remarketing é essencial para quem trabalha com anúncios no Facebook e/ou no Google, você não pode ”abrir mão” dessa estratégia mesmo que ainda não trabalhe com tráfego pago, ou seja, já tenha em mente essa estratégia para o seu negócio !!

Remarketing sempre foi e continuará sendo uma das tendências no marketing digital para 2019 😉

 

6. ROBÔS (CHATBOT DE AUTOMAÇÃO)


Robôs (Chatbot)

Os robôs (mais conhecidos como chatbot do Facebook, do Instagram e do WhatsApp) juntamente com a automação de marketing, irá servir para otimizar o atendimento ao cliente e na melhora das estratégias.

A IBM prevê que em 2019 o chatbot será responsável por aproximadamente 85% de todo o serviço (automação) voltado ao cliente.

A inteligência artificial dos Chatbots abre um novo horizonte no atendimento online, tanto para as empresas B2B quanto B2C (que comercializam produtos diretamente aos consumidores).

Os chatbots podem entregar respostas de forma automática com muita rapidez, eficiência e naturalidade … desde que seja feito corretamente !!

Uma vez configurado de forma estratégica, o robô simplesmente se tornará um guia de perguntas e respostas tendo um ”menu” estruturado e capaz de guiar o usuário até as informações que deseja.

Você precisará apenas definir se o canal a ser automatizado será exclusivo para os clientes, nas redes sociais ou em uma página online (blog/site).

Os Robôs (chatbot) já estão sendo utilizados e será uma das tendências no marketing digital para 2019 😉

Deixe sua opinião nos comentários e compartilhe o post. Um grande abraço e até o próximo artigo. 

 

Guia Definitivo Para Trabalhar Com Marketing Digital

André Meirelles

André Meirelles é Empreendedor Digital e fundador do Blog Empreender No Mundo Digital. Apaixonado pelo empreendedorismo e disposto a ajudar pessoas que queiram começar nesse mundo fantástico que é o Marketing Digital.

Website: http://empreendernomundodigital.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *