O Que é WordPress? Para Que Serve e Como Funciona

O que é WordPressO que é WordPress? O número de criação de blogs e sites vem crescendo muito no ambiente virtual devido à facilidade de se encontrar informações e produtos sobre qualquer coisa que possa ser do interesse de quem realiza a busca.

Independentemente do conteúdo, sejam eles sobre relacionamentos, tecnologias ou vendas online, essas ferramentas de comunicação já têm seu espaço garantido no dia a dia de todos e a tendência é só aumentar.

Por consequência dessa situação, existe uma plataforma chamada WordPress, que sempre trabalhou com o intuito de facilitar o trabalho de quem deseja ingressar como criador de conteúdo em um blog ou em um site.

Mas afinal, o que é WordPress e como funciona? Para facilitar seu entendimento sobre o assunto, acompanhe as informações a seguir e tire todas as suas dúvidas sobre o funcionamento dessa sensacional plataforma.

 

O QUE É WORDPRESS E COMO FUNCIONA


O WordPress é uma das maiores plataformas digitais para a criação de sites ou blogs, ou seja, um aplicativo de sistema de gerenciamento de conteúdo para web.

A criação dos sites ou blogs são possíveis mesmo sem grandes conhecimentos em HTML, CSS ou PHP com banco de dados MySQL.

Essa plataforma oferece uma forma muito prática e fácil tanto na hora da criação quanto usualmente.

O WordPress permite que sejam feitas mudanças e personalizações para que o site ou blog possam ficar da maneira que seus usuários preferirem, oferecendo também, alguns templates, plugins entre outras coisas mais.

Essa plataforma possui duas extensões:

1-  WordPress.com: A versão “.com” é gratuita e mais simples contendo os temas padrões. Nessa versão não precisa, necessariamente, da contratação de um host;

√  O sistema de gerenciamento dos conteúdos como a hospedagem, são oferecidos pela própria plataforma;

√  Essa versão não permite adicionar banners do AdSense e não é possível modificar o seu código;

2-  WordPress.org: A versão ”.org” também é gratuita, já que é um software livre, disponível para quem quiser baixar. O que tem que pagar é a hospedagem, ou seja, onde ficará guardado o seu site;

√  É uma versão muita mais personalizada e altamente profissional , ou seja, completa !

√  Verifique se a sua hospedagem suporta o PHP na versão 7 ou superior, MySQL na versão 5.6 ou superior, o HTTPS e o CSS.

Se você quer realmente ter um blog profissional, eu te recomendo ”fortemente” a versão ”.org” .

 

Principais vantagens

Para quem possui  conhecimento em HTML, PHP e CSS, a variação dos temas do WordPress é ainda maior, já que este oferece a opção de criar um site totalmente desenvolvido pelo usuário. A plataforma libera também temas nas versões premium e os gratuitos.

Para realizar a criação do seu blog, você fará um cadastro com nome de usuário ou email e senha, depois instala a plataforma. A partir daí é só realizar a personalização de acordo com as suas necessidades.

Principais Vantagens:

Popularidade ⇒ O WordPress é a plataforma mais utilizada na criação de sites e blogs, desde o iniciante até o profissional, devido a sua facilidade e praticidade.

Templates ⇒ O WordPress fornece ao usuário vários temas gratuitos com uma excelente qualidade para o seu blog.

¤ Lembrando que os temas pagos são os mais indicados, não só pelas suas características, mas principalmente para que o seu blog fique o mais profissional possível.

Plugins ⇒ Os plugins do WordPress servem para otimizar o desempenho do seu blog ou até mesmo proteger seus posts contra spammers com comentários indesejados.

Os plugins oferecem as mais variadas funções para que cada usuário possa personalizar e customizar seu blog de acordo com suas necessidades.

Alguns plugins para WordPress:

 

Vale lembrar que você encontrará diversos plugins gratuitos e pagos, ou seja, faça uma boa pesquisa para saber quais serão os ”indispensáveis” para o seu blog !

Deixe sua opinião nos comentários. Um grande abraço e até o próximo artigo.

 

Guia Definitivo Para Trabalhar Com o Marketing Digital

André Meirelles

André Meirelles é Empreendedor Digital e fundador do Blog Empreender No Mundo Digital. Apaixonado pelo empreendedorismo e disposto a ajudar pessoas que queiram começar nesse mundo fantástico que é o Marketing Digital.

Website: http://empreendernomundodigital.com