O Que é Marketing Digital? Conceitos e Definições

O que é Marketing Digital

Marketing Digital significa a elaboração de estratégias de vendas e promoções de um determinado produto ou serviço por meio digital, isto é, através da internet.

Como a internet está presente diariamente na vida de todos nós, fica fácil entender por que o marketing digital faz tanto sucesso atualmente e está em constante evolução.

Uma consequência do crescimento do marketing online é o surgimento de diversas agências de marketing digital. Rentáveis negócios online que se dedicam a cuidar das imagens e estratégias de vendas de uma empresa.

Além disso, o marketing digital uniu todos os aspectos da criatividade, tecnicismo, propaganda, vendas e desenvolvimento de produtos.

O marketing na internet também permitiu que essas empresas medissem suas estatísticas de uma maneira muito mais fácil e econômica.

Desta forma, as empresas online poderão determinar quais de suas mensagens publicitárias são mais atraentes para seus ”clientes-alvo”.

Como iniciante no mundo do marketing na internet, você será responsável pela tarefa de trazer clientes potenciais, fornecendo-lhes os serviços que se adapte às suas necessidades ou preferências em vários locais da internet.

Portanto, é muito importante manter-se atualizado com novas tecnologias e tendências de marketing. Se destacar no ”meio da multidão”  não é tão simples assim, você terá que causar um impacto!

O marketing na internet não é para pessoas que gostam de rotinas simples, você deve ser flexível na aprendizagem de novas estratégias e tendências para acompanhar a sua evolução e a sua concorrência.

Boa Leitura!

AS PRINCIPAIS ATIVIDADES DO MARKETING DIGITAL


     •  Marketing de Afiliados  ⇒  você se afilia e vende um produto/serviço e recebe uma comissão do produtor por cada venda realizada.

     •  Artigo Marketing  ⇒  você criará posts de um determinado assunto dentro do nicho que você atua, entregando conteúdo de qualidade e gerando valor para os seus futuros clientes.

     •  Email Marketing  ⇒  você vai se comunicar com todos os seus clientes que fazem parte da sua lista de email, aprimorando o relacionamento entre você e seu público-alvo.

     •  Blog Marketing  ⇒  você vai aumentar a sua audiência gerando tráfego, resultando em novos clientes para a sua lista.

     •  Anúncios de Pagamento por Clique ou PPC  ⇒  o chamado ”tráfego pago”, onde você irá pagar e receber por cada clique com o objetivo de alcançar leads ”qualificados”.

     •  Otimização de Mecanismo de Pesquisa (SEO)  ⇒  tem o objetivo de aumentar a classificação do seu site/blog nos resultados de pesquisa, trazendo mais tráfego e aumentando o número de clientes na sua lista.

     •  Anúncios Pop-up  ⇒  seu objetivo é gerar tráfego e capturar e-mail.

     •  Banners  ⇒  você vai promover os produtos ou serviços.

     •  Marketing de Mídia Social  ⇒  o processo de comercialização de seus negócios através das mídias sociais.

     •  Marketing Móvel  ⇒  uma combinação de práticas que irá te oferecer a capacidade de se envolver, se comunicar e interagir com seu público através de um dispositivo móvel.

 

MARKETING TRADICIONAL vs MARKETING DIGITAL


Diferenças entre Marketing Tradicional e Digital

Principais Diferenças:

√  O Marketing Tradicional necessita de um investimento maior utilizando a televisão, o rádio, o jornal e os outdoors. Conhecido também como aquele que empurra produtos ou serviços!

√  O Marketing Digital tem como base a internet para fazer o seu trabalho de divulgação e promoção. Exemplo: Smartphone, Tablet, Smart TV, Computadores etc.

√  O Marketing Online tem baixo investimento por ter como base a internet. Essa economia acaba interferindo positivamente no preço final do produto.

Principais Semelhanças:

√  O objetivo é o mesmo, ou seja, a promoção e a venda de um produto ou serviço.

√  É necessário todo um planejamento e metas envolvendo desde as estratégias de vendas ao feedback do cliente.

√  E os 4 P’s para as estratégias de Marketing:

      ¤  Produto: Algo que você venderá para o seu cliente.

      ¤  Preço: O quanto vale o seu produto e qual é o seu ”diferencial”.

      ¤  Praça: Onde e como o seu produto será distribuído e vendido.

      ¤  Propaganda: Como você fará para que o público-alvo tome conhecimento do seu produto/serviço.

Nada impede que o marketing tradicional e o marketing digital sejam usados simultaneamente. Depende do seu interesse e também do estudo que você fará para avaliar as melhores alternativas para o seu negócio !!

 

COMO IMPLEMENTAR O MARKETING DIGITAL NO SEU “BUSINESS”


Implementando o Marketing Digital

O marketing digital faz a divulgação e promoção de uma empresa, da marca e todos os produtos/serviços por meio de mídias digitais, utilizando a internet para isso.

Fazer uso do marketing online é uma estratégia de vendas e promoção bastante eficiente, gera muitos resultados positivos além de se aproximar mais do cliente.

Um bom exemplo disso são as redes sociais, presentes diariamente na vida das pessoas que possuem o mínimo de conexão, principalmente acessando-as através do smartphone.

Mas para garantir esse resultado satisfatório, é preciso ficar atento ao conteúdo que será oferecido para o seu  cliente.

A própria internet oferece muitas opções para ele (cliente) e alcançar uma posição de destaque entre os demais, não é uma tarefa bem simples.

Buscar assuntos de qualidade com conteúdos atualizados, atraindo cada vez mais novos clientes. Um consumidor atento que está em busca de novidades, não se prende mais em textos ou vídeos que não acrescentam ”valores” para ele.

Estar antenado com as tendências do momento é fundamental para o seu negócio. Tudo na internet é muito rápido, e o que hoje é sucesso, amanhã pode estar ultrapassado.

Planejar todas as estratégias de vendas é fundamental para o seu ”business”. Não adianta somente colocar em prática um plano, é preciso planejar o antes, o durante e o depois.

Avaliar o desempenho do marketing online e ver o que deu certo, o que precisa ser melhorado e se o objetivo planejado foi o esperado.

Atualmente, o marketing online é o meio mais atrativo para vendas de produtos e serviços. A facilidade de interação entre você e o cliente, resulta em laços mais estreitos e isso influencia diretamente na responsabilidade que você terá para o seu público.

Deixe sua opinião nos comentários. Um grande abraço e até o próximo artigo.

 

Guia Definitivo Para Trabalhar Com o Marketing Digital

André Meirelles

André Meirelles é Empreendedor Digital e fundador do Blog Empreender No Mundo Digital. Apaixonado pelo empreendedorismo e disposto a ajudar pessoas que queiram começar nesse mundo fantástico que é o Marketing Digital.

Website: http://empreendernomundodigital.com