Como Escolher o Seu Nicho De Mercado – Crie Autoridade

Nicho de mercado

Como escolher o seu nicho de mercado? Nicho de mercado é reconhecer a importância de definir onde você vai focar seus esforços e como trazer uma solução para o público que se deseja conquistar.

Muitas redes de lojas de produtos que são hoje multimilionárias, conquistaram o mercado, inicialmente, focando o seu projeto apenas em um pequeno grupo.

A ideia de se trabalhar com um nicho de mercado específico no início de um projeto é algo que pode render muito lucro para investidores iniciais.

As grandes redes não se interessam tanto em atender apenas um público e isso dá a oportunidade para o pequeno investidor atender todas as necessidades desse grupo.

Porém, a maioria das pessoas ainda possuem muitas dúvidas sobre como funciona o nicho de mercado, como escolher e, também, qual seria a melhor forma de colocá-lo em prática.

A Amazon, por exemplo, é uma empresa reconhecida internacionalmente pela venda de livros online, que era o seu nicho inicial.

Apesar disso, todos sabemos que, hoje em dia, a Amazon já vende muitos outros produtos e é uma grande referência na venda destes também.

Boa Leitura!

ESCOLHA ALGO QUE VOCÊ REALMENTE GOSTA DE FAZER


Ame o seu trabalho

A melhor forma de definir o nicho que se deseja trabalhar é desenvolver ideias de comércios ou projetos baseados nas suas habilidades, qualificações ou gosto pessoal.

Quando se define um nicho de trabalho, tudo relacionado aquela área de atuação fará parte do seu dia a dia, e você terá que, muitas vezes, estudar mais sobre o que se está trabalhando.

Para isso, é importante ser algo que lhe agrade, ou seu negócio pode acabar muito cedo devido à falta de motivação.

Seu trabalho se tornará muito mais simples e você mesmo saberá encontrar parte dos problemas que aquele nicho pode ter.

Assim você mesmo fará parte do publico que deseja atingir e trabalhará para diminuir as necessidades que possuem.

 

DEMANDA DO NICHO DE MERCADO


Demanda do nicho de mercado

É fundamental que a demanda do nicho de mercado também seja estudada para escolher o produto ou serviço que se deseja trabalhar.

Para descobrir se essa demanda existe ou não, você precisa observar o comportamento do publico para descobrir tudo o que eles precisam e que não é atendido.

Existem alguns critérios que ajudam a definir se existe a verdadeira demanda do nicho com o qual se deseja trabalhar e ajuda a descobrir quais necessidades esse grupo tem, que são através dessas segmentações:

√  Segmentação demográfica: Esta avalia critérios pessoais do publico alvo, como idade, classe social, sexo, profissão, religião, raça, grau de instrução e nacionalidade.

√  Segmentação psicográfica: A divisão é feita através da avaliação do estilo de vida e valores. Esta é, geralmente, influenciada pela segmentação demográfica já que estas influenciam em suas personalidades.

√  Segmentação geográfica: Este se refere ao local físico que seu público costuma frequentar. Como país, estado ou cidade. Essa é uma importante segmentação para se levar em conta no empreendedorismo.

√  Segmentação comportamental: Esse segmento busca saber informações do comportamento do cliente relacionado ao produto trabalhado. Por exemplo: Onde ele mais compra, mais procura se informar, quais pessoas mais recomendam…

Realizando essa pesquisa de mercado, os negócios já poderão ser considerados possíveis ou não de se empreender.

Quanto mais você conhecer o público com o qual deseja trabalhar, mas saberá o que falta para ele. Assim, satisfará todas as suas necessidades e conquistará a autoridade da marca.

Dentro de um Nicho de Mercado, existe também o que chamamos de SUBNICHOS... nada mais é que segmentar ainda mais esse nicho e atingir um público altamente específico.

Quanto mais específico o público, maior a conversão, e claro, maiores chances de criar a sua autoridade.

Veja abaixo um simples exemplo:

Mercado ⇒ Empreendedorismo Digital

Nicho de Mercado ⇒ Criação de Blogs

Subnicho de Mercado ⇒ Ferramentas Essenciais para um Blog

 

COMO VALIDAR O SEU NICHO DE MERCADO


Validar o nicho de mercado

O processo de validação para o seu nicho de mercado pode ser mensurado a partir de algumas ferramentas de pesquisas.

Por exemplo:

 

E claro, sites e blogs que já possuem uma posição de destaque em seus respectivos nichos de mercado.

Você não pode esquecer de pesquisar o financeiro …. Caso você queira criar um produto para ser vendido, identifique se existe dinheiro nesse mercado que deseja fazer parte.

Além disso, é necessário identificar se o nicho de mercado requer muito investimento para estar inserido ou se este pode ser trabalhado aos poucos e com um investimento menos arriscado.

Deixe sua opinião nos comentários e compartilhe o post. Um grande abraço e até o próximo artigo.

 

Guia Definitivo Para Trabalhar Com o Marketing Digital

André Meirelles

André Meirelles é Empreendedor Digital e fundador do Blog Empreender No Mundo Digital. Apaixonado pelo empreendedorismo e disposto a ajudar pessoas que queiram começar nesse mundo fantástico que é o Marketing Digital.

Website: http://empreendernomundodigital.com