Empreendedorismo Digital: Conceitos e Definições

O Empreendedor Digital

Empreendedorismo Digital é o desenvolvimento de um modelo de negócio para oferecer um produto ou serviço através de um meio digital …. a internet.

A oportunidade de ser dono do próprio negócio, comodidade e flexibilidade, são alguns ”ingredientes” que motivam as pessoas à procurarem cada vez mais o empreendedorismo digital.

Se você também tem esse sonho, você pode optar por desenvolver o seu próprio produto/serviço ou revender de terceiros (se tornando um afiliado).

A primeira possibilidade é desenvolver um produto próprio, baseado em algum conhecimento que você já tenha e vendê-lo pela internet. Isso pode ser feito através das mídias sociais ou através de links patrocinados.

A segunda possibilidade é vender produtos de terceiros, tornando-se parceiro ou afiliado de produtos que você conhece, confia e acredita que agregará valor para o seu público. Feito também através das mídias sociais ou links patrocinados.

Os critérios de decisão com relação ao que será comercializado (tanto para um afiliado quanto para um desenvolvedor de produto próprio) são fatores determinantes para o sucesso do empreendimento digital.

O empreendedorismo digital realmente é uma ótima alternativa para quem busca uma fonte rentável e sem exigência de grandes investimentos.

As pesquisas apontam que o acesso das pessoas aos meios digitais aumentam a cada dia, principalmente com o uso do smartphone.

As pessoas estão mais adeptas às compras online devido ao conforto e praticidade que estas atividades oferecem.

 

OS PRINCÍPIOS BÁSICOS DO EMPREENDEDORISMO DIGITAL


Empreendedorismo Digital

O empreendedorismo digital também exige alguns princípios básicos que você deverá colocá-los em prática, são eles:

√  Planejamento Estratégico

Planejamento é fundamental para quem quer começar um negócio de forma segura e garantir bons resultados desde o início.

Não deixe nada para a última hora, estipule os objetivos, prazos e metas para o seu negócio. Faça avaliações de desempenho com frequência e mude suas estratégias, se for necessário.

Crie uma agenda para suas atividades cotidianas, seja ela num caderno, no celular, no PC, no tablet, por exemplo.

Tudo isso fará um enorme diferencial na hora de começar e empreender online e vai te ajudar a garantir o seu sucesso!

√  Marketing Digital

Entender de marketing digital e saber aplicar suas principais estratégias é fundamental para o seu negócio online.

Você vai precisar impactar as pessoas certas para o seu ”business” e será justamente o marketing digital que vai te ajudar a fazer isso. Você vai precisar utilizar diferentes estratégias até saber quais serão as mais eficientes.

√  Análise

Analisar as informações contidas sobre o seu negócio e enxerga-las como oportunidades, nada mais é que, investir no que já está dando certo e tentar corrigir aquilo que está rendendo menos do que o esperado.

Verifique cada ”ponto” como uma possibilidade de investimento e faça vários testes para melhorar ainda mais o seu negócio.

√  Autoridade

Você pode construir autoridade através de algumas formas: escrever um e-book de qualidade, publicar artigos no seu blog, disponibilizar um vídeo que ensine o seu público a fazer algo que eles procuram, por exemplo !!

√  Audiência

Veja esse exemplo: você vai no Google e pesquisa sobre “como criar um blog de sucesso começando do zero”.

Você vai encontrar diversos blogs falando sobre o assunto, certo?

Vamos dizer que você ”gostou” de apenas dois e que à partir daquele momento, você fará passo a passo o que aquelas pessoas estão ensinando e no final, o seu blog ficou exatamente como você queria.

O que vai acontecer depois?

Quando você quiser aprender mais alguns ”truques” sobre blog, é muito mais provável que em vez de fazer uma nova busca, você irá direto nos dois blogs para ver se os assuntos já foram publicados!

Pronto …. você se tornou a audiência desses blogs.

√  Relacionamento

Usando o exemplo acima, você provavelmente vai cadastrar o seu email em alguma parte dos blogs (captura de email, isca digital), passando a receber as atualizações e bem provável que você deixe comentários nos outros artigos também!

Com isso, você acabou de criar um relacionamento com aquelas pessoas!!

O empreendedorismo digital veio para ficar e as oportunidades são inúmeras, basta você identificá-las e buscar os recursos para transformá-las em seu próprio negócio!!

Deixe sua opinião nos comentários e compartilhe o post. Um grande abraço e até o próximo artigo.

 

Guia Definitivo Para Trabalhar Com o Marketing Digital

André Meirelles

André Meirelles é Empreendedor Digital e fundador do Blog Empreender No Mundo Digital. Apaixonado pelo empreendedorismo e disposto a ajudar pessoas que queiram começar nesse mundo fantástico que é o Marketing Digital.

Website: http://empreendernomundodigital.com