Como Escrever Conteúdo e Otimiza-lo Para SEO – CopyWriting

SEO

Como escrever conteúdo seo e otimiza-lo? Escrever um bom conteúdo é um dos maiores desafios para blogueiros e profissionais de marketing de conteúdo!

Ao iniciar o seu negócio online, significa que você deve ir além de simplesmente escrever conteúdo pensando em SEO, você vai precisar realizar dois objetivos: pensar no usuário final e resolver um problema específico.

Otimizar o seu conteúdo é fundamental para você conseguir um bom posicionamento nos resultados orgânicos no Google, afinal, um conteúdo SEO sem uma otimização não traz resultado algum!

Alcançar os primeiros lugares nos mecanismos de busca significa conquistar a atenção e a confiança dos usuários, trazendo um tráfego muito mais qualificado para o seu site/blog.

Mas, como criar um conteúdo que atenda a esses objetivos? Como escrever conteúdo seo que fique bem posicionado no Google e que também conquiste os leitores?

Continue lendo esse artigo e veja como fazer. 😉

Boa Leitura!

DEFINIÇÃO DE SEO


Em poucas palavras, SEO (search engine optimization) é um método de otimização para os motores de busca.

A otimização de mecanismos de pesquisa permite que um site se torne amigável com o mecanismo de busca, tornando-o mais ”alto” nos resultados de pesquisa em comparação com outros sites que têm o mesmo conteúdo de palavras-chave.

Normalmente, esses mecanismos de pesquisa leem e arquivam sites regularmente para que possam ser encontrados facilmente sempre que uma pesquisa é realizada por um usuário.

Por exemplo:  Se um usuário digitar “negócio online” na barra de pesquisa e seu site fala sobre o mesmo tópico e está otimizado corretamente, seu site poderá aparecer nas primeiras páginas (dependendo do alcance dos resultados da pesquisa) !!

Dependendo do mecanismo de pesquisa ou diretório e das circunstâncias gerais (como convidar e solicitar rastreadores), essa primeira visita pode levar dias, semanas ou até meses.

Basicamente, quanto mais você atualiza suas páginas, mais os rastreadores aparecerão na ”porta” do seu site. Todo o conteúdo de texto que os rastreadores de mecanismo de pesquisa reúne é armazenado e indexado.

Para compreender um pouco o processo de SEO, observe a figura abaixo:

Processo SEO

O Google exibe páginas da web em seus resultados de pesquisa com base na autoridade e relevância da página para melhorar a experiência do usuário. E como é feito isso?

          √ A autoridade é calculada pelo número de links que apontam para essa página e o quão confiáveis esses links são.

          √ A relevância da sua página é analisada em seu conteúdo com base em diversos fatores, incluindo onde e quantas vezes você usa determinadas palavras e em que parte do contexto.

 

CONCEITOS DE COPYWRITING


Antes de mais nada, você precisa saber o que é Copywriting … é a técnica de criar textos com palavras estrategicamente escolhidas com o objetivo de criar uma mensagem persuasiva, capaz de despertar o interesse em determinada audiência e incentivar a execução de uma ação.

A capacidade de persuadir é uma qualidade extremamente importante para qualquer empreendedor, é a arte de ajudar as pessoas a dizerem sim para elas mesma!

O Copywriting é responsável por mais de 90% das vendas no mundo, independente do nicho ou produto, sendo assim, é o ”ponto chave” mais importante na vida de um empreendedor.

E quem leva um usuário a agir? Um Copywriter … ele é o profissional que cria textos persuasivos (carta de venda) para ajudar a vender todo tipo de produto, seja físico ou digital.

Um Copywriter é alguém que entende as pessoas e sabe o que seu público (avatar) gosta.

Um título, uma palavra, uma frase, sentenças e parágrafos usados no conteúdo para persuadir e provocar os leitores a tomar uma ação específica, são fundamentais para a ”chave” do sucesso!!

 

O QUE É SEO COPYWRITING


SEO Copywriting

O SEO CopyWriting é um processo de aprimoramento de um site/blog para que ele seja encontrado através dos mecanismos de pesquisa.

A intenção de toda pessoa que tem o interesse em Copywriting é de desenvolver artigos de maior qualidade para uma melhor posição no Google, gerando assim, maiores possibilidades no aumento da taxa de conversão.

SEO Copywriting deve ser praticado com a finalidade de oferecer ao seu público um conteúdo útil, atrativo e informativo contendo palavras-chave específicas.

Isso aumenta a autoridade, a relevância do seu conteúdo e melhora o posicionamento no Google, contribuindo também para o aprendizado de como escrever conteúdo seo.

O SEO Copywriting te ajuda a segmentar seus clientes fazendo com que você chegue no público certo, ou seja, resolvendo os problemas específicos com um conteúdo bem trabalhado e estruturado.

E se você ainda não tem certeza sobre a importância dos primeiros lugares, saiba que 90% das pessoas não passam nem para a segunda página do Google quando estão fazendo alguma pesquisa!!

Implementação de melhores práticas de SEO de forma consistente durante todo o seu conteúdo é fundamental para quem sabe, seu artigo ir parar no top 10 do Google e naturalmente, aumentará o seu tráfego de uma forma geral.

image47No entanto, existem alguns elementos de SEO Copywriting que irão auxiliar o posicionamento no Google bem como aumentar a sua taxa de conversão … são eles:

1) Título


Em SEO Copywriting, o título deve atrair a atenção e despertar a curiosidade do usuário … o seu conteúdo pode ser valioso, mas se o título não for ”chamativo”, a sua taxa de click será baixa.

Como regra geral, os tops em seo copywriting criam os títulos antes de passar para o corpo de seus artigos/posts do blog.

Títulos que transmitem uma mensagem específica ou uma ideia, funcionam melhor nas buscas feitas pelos usuários, ou seja, títulos com números são sempre uma excelente opção!!

O título ”matador” deve conter 4 características:

          ♦ Criar urgência

          ♦ Ser útil

          ♦ Transmitir a ideia de algo único

          ♦ Ser altamente específico

Uma vez que você aprender a trabalhar com o SEO Copywriting, vai entender como escrever conteúdo seo e consequentemente vai conquistar uma boa posição nas páginas de resultado do Google, atraindo cliques de potenciais clientes.

2) Meta Descrição


Meta descrição tem a função de explicar para o usuário qual é o conteúdo abordado naquela artigo.

O Google usa a meta descrição do seu post como um fragmento de pesquisa por palavras-chave que são relevantes para a sua página.

Este trecho é o que vai determinar se você obterá cliques ou não, independentemente da sua posição nos resultados de busca.

A pergunta é: Como faço para escrever uma meta descrição que chame a atenção das pessoas e ao mesmo tempo obter uma boa classificação no Google?

Passo 1  ⇒  Compreender a intenção da palavra-chave (de base ou de cauda longa).

Passo 2  ⇒  Escrever a sua meta descrição (use o ”call to action” para o clique, ou seja, um excelente resumo do conteúdo).

3) Frequência da Palavra-chave


Frequência da palavra-chave significa quantas vezes a palavra-chave escolhida foi utilizada no seu conteúdo (post).

Se a sua palavra-chave é “como criar um negócio online do zero“, quantas vezes ela aparecerá no seu post de 600, 800 ou 2000 palavras?

A frequência da palavra-chave no seu artigo ainda é uma parte importante no SEO do seu conteúdo.

Procure evitar erros na otimização, como o excesso no uso da palavra-chave e tags de cabeçalho.

4) Conteúdo


O conteúdo em si já é um elemento vital de SEO Copywriting e a principal razão pela qual as pessoas realizam pesquisas no Google e em outros motores de busca, é que eles estão à procura de ”conteúdo de qualidade”!

Do ponto de vista de um ”visualizador”, o conteúdo não apenas o convida a visitar o seu site, mas encoraja-o a retornar regularmente, ou seja, você deve constantemente atualizar seu site

É uma equação relativamente simples … Eles estão procurando informações valiosas, ofereça isso à eles.

Um dos melhores métodos para obter conteúdo de qualidade é incluir artigos com palavras-chave em seu site, e de preferência palavras-chave de cauda longa.

Use os artigos para adicionar conteúdo de qualidade ao seu site existente ou use-o para criar novos sites de nicho e que tenham no mínimo 800 palavras.

Cada parte do conteúdo que você escreve precisa de uma introdução ”chamativa”, que é a parte que vem depois do título.

A introdução deve conter no mínimo uma de suas palavras-chave direcionadas e de preferência, uma palavra-chave de cauda longa.

5) Links


Links nas páginas (post) mostram ao Google que você está conectado e que você possui conteúdos de qualidade, onde as pessoas podem ter acesso de algum outro lugar.

Ligação para outros sites e páginas com autoridade é uma indicação de que você valoriza o que as outras pessoas escrevem e vice-versa.

Você irá usar os links internos e externos para lugares relevantes (conteúdo mais específicos), seja na sua página ou em outras.

Em outras palavras, você fará uso do ”Link Building” que é composto basicamente em desenvolver ou aplicar no seu site uma estratégia para aquisição de novos links externos que fazem referência a uma ou mais páginas do seu site.

Paralelo à isso, você também usará os ”Back links” que são links posicionados estrategicamente em um texto, para guiar o leitor até a sua página do blog ou site que tenha um conteúdo relevante ao que está lendo.

O intuito é expandir o conhecimento do leitor e, ao mesmo tempo, gerar tráfego de qualidade para o blog.

6) A Velocidade Do Site


De acordo com as estatísticas, 42% das pessoas irão abandonar uma página da web se demorar mais do que 3 segundos para carregar totalmente e 49% dos usuários finais esperam que uma página da web carregue em dois segundos ou menos.

A velocidade do website tem sido um fator de classificação desde 2010 e se o tempo da sua página de carregamento leva mais que 3 segundos (que é o padrão do tempo de carregamento), você deve tomar medidas para melhorá-lo.

Se o seu conteúdo é útil e interessante, mas leva um longo tempo para a sua página carregar totalmente, isso faz com que a experiência do usuário não seja boa … o ideal é sempre prestar atenção neste tempo!!

Para avaliar o tempo de carregamento da sua página e realizar as otimizações necessárias, se for preciso, veja como fazer isso no site do teste meu site.

A introdução deve conter no mínimo uma de suas palavras-chave direcionadas e de preferência, uma palavra-chave de cauda longa.

 

COMO ESCREVER CONTEÚDO SEO


Como Escrever Conteúdo SEO

Antes de pensar em como escrever conteúdo seo, é essencial que você conheça o leitor daquele nicho que você escolheu (o seu Avatar / Persona), mostrando-o que você pode resolver aquele problema com o seu conteúdo.

Isso é mais um dos objetivos do SEO Copywriting !

Quanto mais cedo você levar a sério a estratégia de marketing de conteúdo, melhor será seu resultado.

Ser um profissional de marketing digital não é apenas ter habilidades de escrita ou pesquisa por palavras-chave, é ser estratégico em relação ao marketing de conteúdo. 😉

Se você quer construir sua lista de e-mail, se concentre em fornecer valor para os usuários … Dê a eles uma boa razão para deixarem seus dados.

Se você optar por compartilhamentos sociais, então crie melhores títulos para alcançar o seu público-alvo.

Você também deve aprimorar suas habilidades, não porque você quer aparecer inteligente ou especial, mas porque quando você faz, você vai entender melhor como seu público se sente e o que você pode fazer para atender suas necessidades.

A quantidade de blogs que produzem conteúdos atualizados está numa crescente diária, ou seja, cuidado com os conteúdos duplicados, excesso de palavras-chave e conteúdo de baixa qualidade..

Um aspecto que você deve levar em consideração quando falamos das palavras-chave é a intenção do usuário, você precisa entender o que cada palavra-chave representa.

Uma palavra-chave pode ser classificada como ”comercial” e ”informativa”.

A Palavra-chave Comercial pesquisada no Google por um usuário mostra uma intenção de comprar algum produto ou serviço, uma solução rápida para um problema específico … a pessoa está pronta para agir.

Nesse caso, deixe bem claro no seu conteúdo os benefícios e características!

A Palavra-chave Informativa pesquisada no Google por um usuário demonstra o interesse por informações úteis, conteúdo de qualidade.

Use-a em seu conteúdo para nutrir uma audiência e engajá-la, construindo assim o seu público!

E uma outra maneira de como escrever conteúdo seo é se referir à uma história (de preferência a sua), onde você mostrará a possibilidade de atingir os ”mesmos resultados” para o seu público.

 

PESQUISA DE PALAVRA-CHAVE PARA CONTEÚDO SEO


Pesquisa de Palavra-chave Para Conteúdo SEO

Antes de mais nada, o núcleo de qualquer estratégia de SEO é construído quase que inteiramente em torno dos grupos de palavras-chave que você escolher para atingir.

A primeira ordem de negócio é decidir quais grupos de palavras-chave você estará utilizando.

Na maioria dos casos, esses grupos estarão direta ou indiretamente relacionados com o tópico ou nicho com o qual seu site está (ou estará) associado.

Depois de estabelecer os grupos individuais de palavras-chave que deseja segmentar, você pode começar a compilar uma lista abrangente de frases de nível superior que possuem cada uma das seguintes características:

             •  São pesquisados por milhares de espectadores todos os meses.

             •  Tem pouca ou nenhuma ”competição” associada a ele.

Quanto mais as pessoas que buscam o termo combinado com a menor quantidade de concorrência associada a ele, mais valiosa será a palavra-chave no que diz respeito à obtenção de tráfego automático de mecanismos de pesquisa.

Uma vez que você alcançar automaticamente uma posição de resultados satisfatórios, você também receberá tráfego segmentado do seu público-alvo.

Depois de saber exatamente quais palavras-chave você segmentará, você pode começar a implementar conteúdo que será associado a cada uma dessas frases.

Você deverá utilizar também as palavras-chave secundárias que estarão associadas a um menor ”nível” de busca e menos concorrência.

No entanto, a melhor maneira de trabalhar com o SEO moderno (SEO Copywriting) é com as palavras-chave de cauda longa!

Pesquisa de palavras-chave de cauda longa simplifica o marketing de conteúdo e melhora seus resultados.

Palavras-chave de cauda longa podem ter volumes de pesquisas menores do que palavras-chave primárias, mas sua taxa de conversão será definitivamente mais alta.

Palavras-chave de cauda longa são geralmente formadas por quatro ou mais palavras, criando uma pequena frase e representando uma busca mais personalizada.

Essas palavras representam uma forma de se diferenciar tanto na busca por palavras-chave nos mecanismos de pesquisa quanto na execução de boas práticas de SEO.

Assim, os termos genéricos são deixados de lado para dar preferência a palavras-chave mais específicas, que estejam mais próximas do conteúdo que você quer divulgar, ou seja, ”keywords” mais específicas que representem com mais realidade a intenção do seu conteúdo.

Além disso, o uso desse tipo de palavra possibilita a segmentação de visitas no topo do funil, trabalhando a atração dos leads.

Veja os exemplos abaixo:

Palavra-chave procurada como “mini site” … Pode gerar um grande tráfego de busca e se você não segmentar a sua pesquisa de uma forma mais ampla, efetivamente será bem difícil de posicioná-la .

Por outro lado, “Aprenda a vender na internet com Mini Sites” pode não ter tantas pesquisas mensais, mas por ser uma palavra-chave de cauda longa, você poderia classificá-la mais facilmente e começar a gerar mais tráfego para o seu site/blog.

Se você planejar cuidadosamente o seu conteúdo e integrar os termos de busca da ”maneira mais correta”, seus posts vão se tornar mais visíveis e terão os melhores resultados no quesito de ranqueamento.

Veja a seguir as principais ferramentas que você ”deve” utilizar nas pesquisas de palavras-chave e/ou palavras-chave de cauda longa:

Google AdWords

Google Trends

Ubersuggest

Wordstream

Certamente que você precisará de um plugin no seu site/blog para ”facilitar” a sua vida certo?

Basta procurar e instalar o plugin Yoast SEO no seu WordPress e configurá-lo da maneira que você achar melhor para os seus conteúdos.

Deixe sua opinião nos comentários. Um grande abraço e até o próximo artigo. 

 

Guia Definitivo Para Trabalhar Com o Marketing Digital

André Meirelles

André Meirelles é Empreendedor Digital e fundador do Blog Empreender No Mundo Digital. Apaixonado pelo empreendedorismo e disposto a ajudar pessoas que queiram começar nesse mundo fantástico que é o Marketing Digital.

Website: http://empreendernomundodigital.com